Justificativa:
A Nova Lei de Licitações e Contratos Administrativos foi publicada em 1º de abril de 2021, trazendo mudanças e novidades.
Em breve, em 01 de abril de 2023, o novo normativo substituirá definitivamente a Lei nº 8.666/1993, a Lei nº 10.520/2002 e a Lei nº 12.462/2014, utilizadas para a realização das compras públicas, por isso, é fundamental que o servidor público se atualize.
De conteúdo farto, com 194 artigos, a aplicação da nova legislação será única e obrigatória a partir de 1º de abril de 2023, em que pese já possa ser aplicada desde sua publicação.
E não paramos por aí, a NLLC é terreno fértil para diversas normas regulamentares as quais, no decorrer desses dois últimos anos, têm sido editadas pelo Governo Federal, constituindo em mais instrumentos a serem aplicados na seara de contratações públicas.
Ainda, temos que a eficiência na prestação do serviço público, atinente às compras governamentais, reside no domínio pelos agentes públicos da Lei nº 14.133/2021, bem como de toda nova legislação pertinente à matéria.
Assim, o presente curso se faz importante como instrumento de capacitação para o servidor, o qual receberá informações e conteúdos para a aplicação da Nova Lei de Licitações em suas atividades diárias.
Objetivo Geral:
Objetiva-se apresentar o novo normativo aos agentes públicos, pontuando as mudanças trazidas e esclarecendo as inovações dispostas, com enfoque na aplicação diária para o exercício do serviço público
Portanto, busca-se levar ao conhecimento do servidor os ditames da Lei e desenvolver a sua capacidade de aplicação prática na resolução das dificuldades vividas no exercício de sua atividade.
PÚBLICO-ALVO: Servidores da Prefeitura do Recife
Nº DE TREINANDOS: 40
CARGA HORÁRIA: 20h/a
INSTRUTORIA: Camila Maranhão
PROGRAMAÇÃO:
TURMA |
PERÍODO |
HORÁRIO |
LOCAL |
02 |
03 a 29/05/2023 |
EaD |
EaD |
Introdução: Âmbito de aplicação – Vigência – Transição – Regulamentação + principais normas secundárias - plano legislativo da PCR;
Definições e algumas inovações (aplicação da Lei 123; corpo técnico)
Das Modalidades e Critérios de Julgamento;
Do Processo Licitatório: Objetivos - Planejamento (ETC, TR, e instrumentos correlatos) - Fase Interna (preparatória e divulgação do edital) - Fase Externa (impugnações, pedidos de esclarecimento, apresentação de propostas, julgamento, habilitação, recursal e homologação);
Dos Procedimentos Auxiliares: mais atenção ao Sistema de Registro de Preços – SRP;
Da Contratação Direta: Inexigibilidade de Licitação - Dispensa de Licitação;
Dos Contratos Administrativos: Matriz de Risco - Execução – Duração - Reequilíbrio econômico-financeiro – Distrato;
Das sanções;
Outras mudanças e inovações.