As inscrições começam nesta quarta com destaque para a formação em Inteligência Emocional.
A Escola de Governo da Prefeitura do Recife abre inscrições, a partir de hoje (17.03), para sete novos cursos de capacitação destinados aos servidores. As aulas ocorrerão de 01 a 28 de abril e permanecerão ainda no formato online, devido à pandemia da covid19. Cada curso disponibiliza 40 vagas, de forma gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo portal http://escoladegoverno.recife.pe.gov.br/. Dúvidas podem ser tiradas pelo email escoladegoverno@recife.pe.gov.br, ou pelo telefone 3355 9440.
Para o mês de abril estão previsto os cursos de: Inteligência Emocional (20h/a); Ferramentas de Gestão na Administração Pública (20h/a); Produção de Textos Oficiais (20h/a); Noções de Direito Administrativo (20h/a); Comunicação Assertiva (16h/a); Dados Abertos (16h/a); e Excelência no Atendimento (12h/a). Para os cursos mais procurados, haverá lista de espera no site, que serão ocupadas caso haja desistência, por ordem de preenchimento.
De acordo com a diretora da escola, Renata Cavalcanti, o destaque desse conjunto de cursos, é o de Inteligência Emocional. “Diante da pandemia e do momento que estamos vivenciando, esse curso chega de uma forma oportuna para que os servidores que estão nesse isolamento social, possam estudar em casa um tema relevante. O curso vem com a proposta de ajudar o servidor a desenvolver a capacidade de lidar com os sentimentos e as emoções, incentivando eles a investirem em seu autodesenvolvimento pessoal e profissional”, explica a diretora.
Ainda de acordo com Renata, “o ambiente público demanda uma inteligência que permita à pessoa controlar-se diante de contextos tensos, motivar-se diante de alguns desafios encontrados na esfera pública e relacionar-se bem com as pessoas que os cercam, buscando entender a perspectiva do outro”, pontua.
CURSOS DE ABRIL
Inteligência Emocional: 01/04 a 30/04 | 20h/a
INTRODUÇÃO: Fisiologia Cerebral; História e Pesquisadores; Panorama da Inteligência Emocional; A importância, finalidade e elementos do autoconhecimento; Como funcionamos. DIMENSÃO INTRAPESSOAL: Autopercepção; A função das Emoções e sua importância; As fases da Autopercepção; Porque e como nomear as emoções; A Autopesquisa; Autocontrole; O Desafio de Aristóteles; Fases e Características; As 3 emoções perigosas; Comportamentos adequados; Técnicas Importantes; Automotivação; O Ciclo da Motivação; Aliados da Automotivação (esperança, otimismo, bom humor, visualização e autoestima); A Fórmula do Ser e Ter; A importância do Planejamento e do Projeto; Análise das Áreas da Vida; Definição de Objetivos, Metas e Ações. DIMENSÃO INTERPESSOAL: Empatia; Conceitos, Características e Passos para o desenvolvimento da Empatia; A comunicação e sua eficácia;A Importância do saber ouvir; Relações Sociais; A competência social; As regras de interação; A comunicação eficaz; Resolução de Conflitos.
Ferramentas de Gestão na Administração Pública: 06/04 a 28/04 | 20h/a
Breve Histórico da Administração Pública; Definição de Administração Pública Gerencial; Importância da Administração Pública Gerencial para entrega de um serviço eficiente ao cidadão; Administração Pública e Gestão para Resultados; Conceito e aplicabilidade da Gestão por Resultados; A Gestão por Resultados e a Gestão Estratégica; Gestão Estratégica: conceitos e aplicabilidades; Ciclo PDCA e Gestão Estratégica; Ciclo PDCA I - Ferramentas de Planejamento; Ciclo PDCAII - Ferramentas de Fazer; Ciclo PDCA III – Ferramentas de Controlar; Ciclo PDCA IV – Ferramentas de Agir; Ferramentas para Monitoramento.
Produção de Textos Oficiais: 06/04 a 28/04 | 20h/a
Comunicação; Definição de comunicação e comunicação empresarial; Novo acordo Ortográfico: Alfabeto; Trema; Regras de Acentuação; Uso do Hífen; Atendimento ao público – foco na comunicação escrita; Linguagem; Repertório; Níveis de linguagem; Funções da linguagem, Ênfase na referencial; Texto – definição; Gramática aplicada ao texto técnico; Vícios de linguagem, palavras, verbos e expressões que normalmente causam dúvida durante a produção textual escrita; Comunicação oficial (Manual de Redação Oficial da Presidência da República); Produção de textos oficiais.
Noções de Direito Administrativo: 06/04 a 28/04 | 20h/a
Princípios do Direito Administrativo; Poderes da Administração Pública; Atos administrativos; Bens públicos; Servidores enquanto agentes públicos e suas responsabilidades; Noções gerais sobre o Processo administrativo: disciplinar e sindicância; Crimes contra a Administração Pública.
Comunicação Assertiva: 06/04 a 26/04 | 16h/a
Base da Assertividade: A pessoa assertiva; Comportamento agressivo; Comportamento passivo; Comportamento passivo/agressivo; Comportamento assertivo. Assertividade na Comunicação: Conceito de comunicação assertiva; Como estabelecer boas comunicações pessoais e profissionais; A utilidade da Comunicação assertiva; Comunicação Assertiva e a hierarquia; Características da Assertividade; Dificuldades da assertividade. A importância da Comunicação Assertiva nas relações de trabalho: Comunicação Interpessoal; A força da linguagem corporal; Comunicação não-violenta; Dicas para linguagens sem conflitos; Cooperação: fala e meios; Comunicação atual: no que ficar de olho? Tendências da comunicação nas empresas; Comunicação eficiente; Solução de problemas; Comunicação assertiva nas escolas; Ideias de dinâmicas para praticar a Comunicação Assertiva; Revisão: Aplicando a assertividade; Auto-revelação; O ato de ouvir.
Dados Abertos: 06/04 a 26/04 | 16h/a
O que são Dados Abertos? Por que abrir as bases de dados?; Lei de Acesso à Informação; Motivação em abrir as bases de dados; Desafios; Benefícios da publicação dos dados; Dificuldades na publicação dos dados; Formato dos dados abertos; Que tipo de dados podem ser abertos; Dados x Informação; Característica de um dado aberto; Estruturando um arquivo de dados Dicionário de dados; O que os dados apresentam Ferramentas utilizadas; Iniciativas com uso de Dados Abertos Identificando bases candidatas; Debatendo sobre dados abertos; O que fazer com os dados? Criando iniciativas com uso dos dados abertos; Princípios de um Governo Aberto; Iniciativas de inovação aberta; Hackathon.
Excelência no Atendimento: 13/04 a 28/04 | 12h/a
O Profissional de Atendimento; Postura do Profissional de Atendimento; Proatividade e Organização; Inteligência Emocional; Tratar bem ou Atender bem?; Fatores que influenciam na Qualidade do Atendimento; Os sete pecados do Atendimento;; Uso do celular, internet e redes sociais; Diferentes tipos de clientes; Atendimento diferenciado; Gerenciamento de crise; Escala de lealdade e os dez mandamentos para o atendimento de excelência Customer Success; Atendimento padrão Disney; Os princípios da qualidade do atendimento.
Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura da Cidade do Recife