JUSTIFICATIVA: Liderança e Trabalho conectam-se na condição de exigência atual em situações profissionais. Liderar, diz respeito à capacidade de estimular pessoas para o alcance de um determinado objetivo. Dessa forma, trabalhar a importância do papel do gestor de pessoas como um líder, e como aperfeiçoar o processo de trabalho fazendo uso das ferramentas de liderança no seu planejamento, desenvolvimento de ações interpessoais, possibilita uma avaliação das configurações e dilemas sobre os desafios no gerenciamento de equipes. Por fim, entender que a liderança aliada à gestão de pessoas é promover crescimento interno e externo através dos resultados obtidos pelas técnicas e ferramentas que objetivam o aumento de produtividade, pela justificativa de melhorar o engajamento dos funcionários pela motivação e crescimento da satisfação pessoal, componente imprescindível para equipes de alta performance.
OBJETIVO GERAL: Conhecer e refletir sobre o papel do líder como gestor de pessoas, assim como planejar, analisar, desenvolver ações e avaliar as configurações atuais e dilemas sobre os desafios no gerenciamento de equipes, possibilitando o aprendizado cooperativo, através de trocas de práticas e networking em diferentes situações do dia a dia.
PÚBLICO-ALVO: Supervisores em Vigilância Ambiental do Recife
Nº DE TREINANDOS: 23
CARGA HORÁRIA: 20h/a
INSTRUTORIA: Maria Selma Barboza
PROGRAMAÇÃO:
TURMA |
PERÍODO |
HORÁRIO |
LOCAL |
01 |
20 a 24/03/2023 |
13h às 17h |
Auditório do CRMV - PE |
Módulo 1: Gestão de Pessoas e Liderança
1- Conceito e Definição de Liderar, Líder e Liderança
2- Conceito e Definição de Gestão de Pessoas
3- Objetivos e Desafios da Gestão de Pessoas
4- Liderança e Equipe de Trabalho no Setor Público
5- Relacionamento Interpessoal
6- Ferramentas de Gestão de Pessoas e Relações Interpessoais
Módulo 2: Mediação de Conflitos
7- O que é Conflito?
8- Principais conflitos na Administração Pública
9- O Líder como chave da negociação de conflitos
10- Estilos e Técnicas de Administração de Conflitos
11- Autoconhecimento nas relações de trabalho
Módulo 3: Liderança
12- Liderança na Administração Pública
13- Chefe ou Líder?
14- Liderando uma Equipe de Trabalho
15- Estilos e Práticas de Liderança
16- Competência e Liderança
17- Planejamento para obtenção de resultados
18- Eu, líder.