JUSTIFICATIVA: Nos dias atuais onde a sociedade demanda a toda hora um serviço público de qualidade e celeridade o investimento na qualificação dos servidores públicos torna-se imperativa. E, muitas vezes, os cidadãos neste contexto de exigência colocam os servidores em situações de extrema tensão e exigência profissional e emocional. Além disso, se olhado na perspectiva interna, inter e intra setores, desafios relacionais também são constantes. Demanda-se uma inteligência que permita a pessoa controlar-se diante de contextos tensos, motivar-se diante de algumas deficiências encontradas na esfera pública que minam a motivação do servidor e relacionar-se bem com as pessoas que os cercam buscando entender a perspectiva do outro.
Nesse sentido o curso atual é de grande valia por buscar ampliar o entendimento dos alunos quanto a esta importante e muitas vezes desconhecida inteligência emocional bem como estimulará o discente a colocar em prática os assuntos apreendidos.
OBJETIVO GERAL: Orientar a pessoa interessada a desenvolver a capacidade de lidar com os sentimentos, de como controlar as emoções e utilizá-las para o sucesso pessoal e profissional, incentivando os servidores públicos a investirem em seu autodesenvolvimento pessoal e profissional e através do método P.A.E (programa de autodesenvolvimento emocional) permitindo assim aliar teoria, autoavaliação, planejamento e ação.
PÚBLICO-ALVO: Servidores Efetivos e Comissionados da Prefeitura da Cidade do Recife.
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 40
CARGA HORÁRIA: 25h/a
INSTRUTORIA: Ricardo Magalhães
|
TIPO DE CURSO |
Moodle |
|
DURAÇÃO |
De 6 a 29/09/2021 Durante o período estabelecido, o treinando pode acessar de acordo com a sua disponibilidade de horário. |
|
RECURSOS NECESSÁRIOS |
Acesso à internet, computador e/ ou celular, e link da plataforma |
|
COMO ACESSAR |
A coordenação do curso vai entrar em contato até um dia antes do início do curso com as orientações. |
|
AVALIAÇÃO |
Obter, no mínimo, nota 70 para aprovação e certificação. |
INTRODUÇÃO
Fisiologia Cerebral
História e Pesquisadores
Panorama da Inteligência Emocional
A importância, finalidade e elementos do autoconhecimento
Como funcionamos
DIMENSÃO INTRAPESSOAL
Autopercepção
A função das Emoções e sua importância.
As fases da Autopercepção.
Porque e como nomear as emoções.
A Autopesquisa
Autocontrole
O Desafio de Aristóteles
Fases e Características
As 3 emoções perigosas
Comportamentos adequados
Técnicas Importantes
Automotivação
O Ciclo da Motivação
Aliados da Automotivação (esperança, otimismo, bom humor, visualização e autoestima)
A Fórmula do Ser e Ter
A importância do Planejamento e do Projeto
Análise das Áreas da Vida
Definição de Objetivos, Metas e Ações
DIMENSÃO INTERPESSOAL
Empatia
Conceitos, Características e Passos para o desenvolvimento da Empatia
A comunicação e sua eficácia
A Importância do saber ouvir
Relações Sociais
A competência social
As regras de interação
A comunicação eficaz
Resolução de Conflitos.