1. Justificativa:
Diante da atual pandemia, a Prefeitura do Recife declarou, através do Decreto Nº 33.511 de 15 de março de 2020, "Situação de Emergência" em todo o âmbito municipal. Já o Decreto Municipal nº 33.513 de 16 de março de 2020, em seu Art. 2º, inciso III, determina a suspensão de eventos presenciais de capacitação e treinamento, devendo ser dada preferência a modalidades alternativas, enquanto durar a situação de emergência. Desde então, todas as atividades da educação corporativa estão sendo desenvolvidas na modalidade Educação a Distância.
A Educação a Distância é uma modalidade de ensino-aprendizagem que tem como característica principal a separação física e/ou temporal de educadores e aprendizes. Seu formato próprio exige preparação específica do corpo docente, pois não se trata apenas de uma adaptação da modalidade presencial.
Diante da importância da referida modalidade para a conjuntura atual e considerando a busca por qualidade nos processos de ensino aprendizagem online, é que se faz necessário promover continuamente a capacitação dos servidores que venham a ministrar cursos nesta modalidade.
2. Objetivo Geral:
Propiciar conhecimento adequado dos conceitos primordiais, das ferramentas técnicas e dos procedimentos específicos que envolvem as etapas necessárias à construção de salas virtuais, assim como, à atuação de professores tutores em cursos promovidos pela EaD EGPCR.
PÚBLICO ALVO: Servidores e Empregados Públicos Ativos da Prefeitura da Cidade do Recife
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 30
MODALIDADE: EaD - Educação a Distância
CARGA HORÁRIA: 20h/a
PROFESSORA TUTORA: Liliane Bonifácio
Introdução à Educação a Distância
Andragogia: Conceitos e Princípios
Mediação Pedagógica
Linguagem Dialógica, Interatividade e Qualidade de Cursos EaD
Planejamento do Processo de Ensino
Design Instrucional: Conceito e Taxonomia de Bloom
Metodologias Ativas
Ambientação Moodle
Atividades e Recursos do Moodle
Construção da Sala Virtual
Objetos de Aprendizagem
Qualidade e Diversificação do Material Didático
Tutoria Online