JUSTIFICATIVA: Tendo em vista a necessidade de formação continuada dos profissionais do Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Grupo Ocupacional Magistério (GOM), a UNIREC (Unidade Virtual de Cursos a Distância da Secretaria de Educação do Recife) em parceria com a ESCOLA DE GOVERNO DA PREFEITURA DA CIDADE DO RECIFE proporcionou no primeiro semestre de 2018, oito módulos de aperfeiçoamento contemplando diversos aspectos da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva.
A Educação Especial na Perspectiva Inclusiva visa planejar, executar, avaliar e aprimorar o atendimento a estudantes com deficiência, Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) e/ou Altas Habilidades/Superdotação (AH/S), vinculados majoritariamente à Educação Formal.
Foi percebido que quase 80% dos(as) docentes concluiu com êxito os oito módulos oferecidos. Para aqueles(as) que não conseguiram no tempo regular finalizar com êxito, estamos sugerindo por meio deste plano a proposta de um Projeto Integrador (PI).
O ponto de partida para a confecção deste Projeto Integrador, será uma tríade de situações-problema fictícias que demandarão pleno conhecimento sobre todos os oito módulos, a saber: I) Altas Habilidades e Superdotação; II)Deficiência Intelectual; III) Síndrome Congênita do Zika Vírus; IV) Deficiência Auditiva/Surdez; V) Legislação Educacional para o Atendimento Educacional Especializado (AEE); VI) Transtorno do Espectro do Autismo (TEA); VII) Plano de Desenvolvimento Individual (PDI); VIII) Deficiência Física.
O Projeto Integrador apresenta-se como uma eficaz estratégia de ensino–aprendizagem, adotada atualmente em diversos níveis e modalidades de ensino. Sua função maior, neste caso, é oferecer uma nova oportunidade para a conclusão plena dos módulos por meio da interdisciplinaridade e da visão sistêmica, unindo teoria e proposta de aplicabilidade na prática, frente aos desafios cotidianos no ofício do AEE.
OBJETIVO: Desenvolver Projeto Integrador, com vistas a confecção de um plano de intervenção na área da Educação Especial na Perspectiva Inclusiva, por meio de situações-problema fictícias que demandarão pleno conhecimento sobre aspectos basilares de cada um dos oito módulos do Aperfeiçoamento em Atendimento Educacional Especializado.
PÚBLICO-ALVO: Secretaria de Educação
Nº DE TREINANDOS POR TURMA: 60
INSTRUTORIA: Francisco Alexandrino
Conceito e Estrutura do Projeto Integrador;
Análise sistêmica de uma situação-problema;
Utilização integradora dos saberes construídos durante os módulos;
Construção do plano de intervenção em AEE numa perspectiva inclusiva.