Justificativa: Para alguns teóricos a comunicação é considerada um processo de troca de informações entre pessoas e a necessidade de se comunicar do homem é uma questão de sobrevivência. No ambiente organizacional não é diferente. Geralmente, a comunicação de líderes, gestores e representantes deve apresentar-se de maneira influente, persuasiva e integrada, tanto interna como externa aos limites da organização. Considerada uma necessidade fundamental da relação humana, bem como uma das habilidades mais valiosas e necessárias para o bom relacionamento profissional ou pessoal, soma-se à comunicação a relevância de uma oratória capaz de expressar conteúdo e ideia, de forma clara, influenciando pessoas através da liderança eficaz, um atributo singular da oratória.
Por isso, ao considerar o trabalho daqueles que dela necessitam, a comunicação torna-se um pilar fundamental para a garantia da qualidade de quem está em contato com o público. Dessa forma, os profissionais que atuam na Prefeitura do Recife ao atualizar-se nas habilidades necessárias à comunicação, podem fazer uso por exemplo, da califasia – arte, prática ou técnica de falar as palavras com uma boa dicção, expressiva, bonita e elegante, como prerrogativa da excelência da qualidade do atendimento ao munícipe.
2. Objetivo Geral: Auxiliar os participantes no desenvolvimento de habilidades de comunicação fornecendo confiança aos participantes para se comunicarem de maneira adequada e persuasiva nos diversos contextos em que a oratória se torna necessária como ferramenta de trabalho.
Público-Alvo: Servidores da Prefeitura da Cidade do Recife.
Nº de Treinandos por Turma: 23
Carga Horária: 12h/a
Instrutoria: Selma barboza
TURMA |
PERÍODO |
HORÁRIO |
LOCAL |
01 | 12,14 e 18/03/2024 | 13h às 17h | Auditório do CRMV-PE ( Rua Conselheiro Theodoro n 460- Zumbi, Recife-PE |
Módulo I: Introdução à Comunicação e Oratória
- Fundamentos da Comunicação eficaz
- Pilares da influência humana na comunicação: Palavra, Tom de voz e Fisiologia
- Conhecendo o perfil do meu público-alvo
- Comunicar para liderar
- Processo de comunicação para o desenvolvimento de conteúdo relevante
- Técnicas de apresentação
- Vamos praticar? Lidando com os vícios de linguagem, erros gestuais e posturais, microfone e público-alvo.
Módulo II: Oratória: A arte de expressar-se
- Dominando a arte de falar
- As Regras da Oratória, por Aristóteles
- Vencendo a Glossofobia
- Valorização do Discurso através da dicção e pronúncia das palavras
- Sistemas Representacionais da Comunicação
- Vamos praticar? Discurso – Fique pronto em menos de 29 minutos
Módulo III: Comunicação Estratégica
- Barreiras à Comunicação
- O desafio de uma comunicação eficaz
- Boas práticas da comunicação no trabalho
- Arquitetura da apresentação em público
- Califasia – A fala e a musicalidade andam juntas
- Vamos praticar? Minha apresentação oral