Finanças Pessoais - EaD (ABERTO) - OUTUBRO/2020

Área:
Descrição:

JUSTIFICATIVA

Segundo dados publicados pelo Banco Central do Brasil, o nível de endividamento de servidores públicos vem crescendo a cada ano, nas três esferas de governo. Somente na modalidade de crédito consignado, os servidores públicos da União, estados e municípios, deviam em maio de 2018, 180,2 bilhões aos bancos. Esse valor é 10 vezes maior que o endividamento por crédito consignado dos trabalhadores da iniciativa privada.

É sabido que o endividamento exacerbado pode impactar o estado emocional de inadimplentes, afetando a qualidade de vida e bem-estar do devedor, inclusive as suas relações no ambiente de trabalho.

A superação de tal problemática passa essencialmente pela educação financeira e pela boa gestão das finanças pessoais, afinal de contas, entendendo os principais conceitos e estratégias de gerenciamento do próprio dinheiro, o servidor público estará em melhores condições de fazer escolhas financeiras que condizam com seus objetivos de realização pessoal.

OBJETIVO GERAL

Promover reflexão sobre as finanças pessoais, apresentando instrumentos de educação financeira para a superação de dificuldades advindas da relação com o dinheiro, considerando-se as particularidades vividas por servidores públicos.

PÚBLICO ALVO: Servidoras/es e Empregadas/os da Prefeitura da Cidade do Recife

Nº DE TREINANDOS: 40 (Quarenta) treinandas/os por turma

PERÍODO DE REALIZAÇÃO: 06 a 27/10/2020

MODALIDADE: Educação a distância

CARGA HORÁRIA: 20 horas aula

PROFESSORA TUTORA: Liliane Bonifácio

Conteúdo Programático:

Importância e Benefícios da Gestão Financeira Pessoal;

Consumo e seus determinantes;

Orçamento Pessoal e Familiar;

Gestão de Dívidas;

O ato de poupar como forma de atingir metas de vida;

Conceitos básicos sobre investimentos financeiros;

Matemática financeira básica aplicada à Gestão de Finanças Pessoais.

Data:
06/10/2020 até 27/10/2020